Beauty

Pincéis de maquiagem: um resumo.

Por 19 de fevereiro de 2018 Sem comentários

Vou começar este texto com uma pergunta: como vocês passam os produtos de maquiagem no rosto? Há quem prefira passar com os dedos pela praticidade e economia e há quem não dispense um bom pincel. Acho que usar os próprios dedos é uma possibilidade quando estamos na correria, precisando ajeitar a make no carro (no banco de carona, viu!) e você não tem como carregar todos os pincéis na necessário para o trabalho. Mas já ouvi alguns especialistas alertando que a gordura e o suor das nossas mãos podem alterar os componentes químicos do produto e o resultado é uma cor diferente ou duração bem menor. Como eu não sou especialista, prefiro investir em alguns pincéis para tentar um acabamento mais profissional.

Mas são tantos e para tantas funções. Será que precisamos de todos? E os cuidados que devemos ter com eles, vai dar muito trabalho?

Eu não acredito que precisamos de todos, o que vale mais é testar e ver com qual você se adapta melhor. Escolher um para cada produto que você coloca e pronto. Vamos de exemplo? Encontrei esta lista que considero bem completa, feita pela Natura. Se você buscar referências na MAC o número triplica pois é uma marca de maquiagem profissional. Mesmo nesta lista da Natura, você deve selecionar apenas o que usa de verdade. Vamos `a ela:

Minha seleção inclui:

2 Pincéis para base: eu tinha o duo fiber e comprei um levemente chanfrado. Agora uso um para espalhar a base e outro para contorno (quando uso produtos cremosos)

1 Pincel para corretivo

1 Pincel para pó

1 Pincel para blush

1 pincel mini para blush (para levar na necessaire do dia a dia, e com ele eu passo pó e blush )

2 pincéis para passar sombra (para facilitar quando eu usar mais de uma cor)

1 pincel para esfumar a sombra

1 pincel chanfrado para passar delineador e sombra na sobrancelha.

Esta é a minha lista, já tive outros que não tiveram uso e por isso descartei. Com outros não ” me entendi” muito bem, o resultado não ficou como o esperado. No caso do pincel específico para corretivo, tem muita gente que acha desnecessário e pode ser mesmo, mas para mim o resultado é melhor quando uso ele.

Montar um arsenal é o início. Com o tempo você vai precisar manter estes pincéis limpos, para não misturar cores  e, principalmente, evitar que o acumulo de produto + poeira se tornem perigosos para a sua pele.

O maquiadora oficial da Nars no Brasil, Rafaella Crepaldi, deu algumas dicas para higienizar pincéis no site Tão Feminino que eu reproduzo aqui. São etapas fáceis que eu mesma consigo fazer e tenho certeza de que você também!

 

Quando limpar: para quem usa todos os dias, pelo menos uma vez a cada 20 ou 30 dias. Escolha uma data por mês e pronto. Fácil.

Quanto tempo demora: pode demorar algumas horas, até mesmo um dia inteiro dependendo do pincel (se for muito fofo). Escolha um dia que não vá usar maquiagem ou neste dias, use os dedinhos! 🙂

Como fazer: pegue uma vasilha limpa, do tipo que usamos para colocar tinta para pintar o cabelo, sabe? Coloque sabão neutro e água. Eu uso shampoo de bebê! Coloque o pincel como na figura abaixo e faça movimentos circulares. Não mergulhe a parte de metal para que não enferruje! lave com água corrente e repita o processo até a água sair limpa. Dê batidinhas com uma toalha e depois deixe os pincéis deitados sobre a toalha, secando em local arejado. não use secador pois pode danificar as cerdas.

Para uma limpeza pontual, por exemplo se você só tiver um pincel de sombra e quiser usar duas cores: aí você pode comprar aquele produtinho para higienizar pincéis, passar numa toalha de papel e passar o pincel nesta toalha, levemente até sair toda a cor.

Quer encontrar pincéis avulsos e kits já prontos? navegue pelas opções abaixo: